domingo, junho 04, 2006

A terceira via da arte

A terceira via da história da arte é o Realismo. Enquanto os neoclássicos pintavam o belo, os românticos olhavam para o sublime. Embriagando-se em prostíbulos revolucionários, o Romantismo dissolvia a perfeição dos contornos neoclássicos. Essa era uma guerra cultural marcante, e sua relevância era nada menos que a busca da verdade: de fora para dentro ou de dentro para fora. O Realismo, deslocado do percuciente debate filosófico, resolveu pintar o objeto exatamente como ele era, eliminando o espírito criativo do artista. Ora, para pintar algo verossímil, melhor observar o objeto diretamente. Ou contratar um retratista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sendo esse espaço, como vc mesmo disse, "uma tentativa de aprender coisas novas e exercitar o conhecimento", deixo aqui uma questão que ainda não tenho resposta:
O novo cenário das cidades brasileiras, marcado pelo crescimento desordenado e a falta de segurança, afetou o modo de vida de seus moradores. O retrato de uma metrópole excludente, sem urbanidade, com um tecido urbano fragmentado, é uma realidade. Nos últimos anos, surgiram novas formas de morar em função das contradições no desenvolvimento urbano que se tornam mais evidentes a cada década, acentuando desigualdades sociais.
Diante dessa uma malha urbana formada por "ilhas" a indagação: essas ilhas dentro da cidade são a solução para uma cidade justa para todos ?

Gabriel Filártiga disse...

Oi Marila! Vou tentar escrever um post sobre isso. Valeu pelo desafio! Beijos, Gabriel.