quinta-feira, agosto 30, 2007

Um Pouco de Teoria Política em Hume

A teoria política de Hume é fundamentada em sua filosofia moral. A moralidade é um conjunto de virtudes aprovado pelo senso comum, pela sua utilidade conforme percebida pelos indivíduos, pelo prazer ou aversão que proporcionam. Justiça e benevolência não fazem parte de verdades eternas, devem seus méritos ao fato de conduzirem ao bem-estar da sociedade, ao agrado e à conveniência dos indivíduos e de seus semelhantes: são virtudes de utilidade pública. Este conceito de utilidade é o embrião da economia neoclássica.

Os princípios originais do governo, segundo Hume, residem no interesse público, no direito ao poder e no direito à propriedade, e sua única finalidade é a distribuição de justiça. A justiça, entendida como o respeito pelo direito de propriedade, é a extensão artificial da benevolência, uma virtude natural que carrega a intuição humana de que estamos ligados, de alguma forma, a alguns de nossos semelhantes. A inconstância da benevolência humana, que oscila entre extremos de indiferença e heroísmo, dá sentido lógico a uma justiça institucional, fundada na racionalidade da lei. Todos os homens são sensíveis à necessidade de justiça para que sejam mantidas a paz e a ordem, e à necessidade de paz e ordem para a manutenção da sociedade.

Um comentário:

Virginia disse...

É uma pena que ultimamente a única pessoa justa e séria que aparece na TV é um personagem da grande família, o Lineu. Como é ficção... tá difícil.
bjs VF