segunda-feira, outubro 02, 2006

O céu não é azul porque é legal andar de bicicleta

Somos obrigados a ouvir diversas vezes, diariamente, a mesma opinião de nosso colunista político preferido até a hora do almoço. Raramente aparece um raciocínio novo, ainda que breve, para animar as mesas redondas de nossa convivência. O debate político está cada vez mais difícil no Brasil. Muito por ignorância, um pouco por má fé. Aos interlocutores está faltando, de onde posso ver, um tanto de lógica e matemática. Não há distinção entre números absolutos e relativos, por exemplo. Comemoram-se milhões de novos empregos, diante de uma taxa de desemprego inalterada. Não há rigor na argumentação, apenas uma recalcitrante repetição de sofismas:
- Este Governo é ruim.
- Não, aquele Governo foi péssimo.
É como dizer que o céu não é azul porque é legal andar de bicicleta. Mesmo que o segundo argumento esteja certo, ele não refuta o primeiro.
E existe uma enorme confusão a respeito de relações de causa e efeito: "Nunca foram desmantelados tantos esquemas de corrupção", dizem. Muitos crimes aparecem somente se: aumentam os crimes; ou a polícia é excelente. Não temos elementos para acreditar na segunda hipótese.

Por que tanto compromisso com a coerência? Orgulho? Quando estamos errados, mudamos. Este é o compromisso com a verdade.

Nenhum comentário: