sábado, outubro 07, 2006

Jeitinho brasileiro

O recente relatório Bribe Payers Index (BPI) 2006, da Transparency International, conclui que empresas multinacionais recorrem mais ao suborno quando atuam em países pobres (Low Income Countries and Africa), e que as mesmas empresas apresentam conduta exemplar quando estão em países da OCDE.

Uma análise juvenil, típica de cursinho pré-vestibular, diria que se trata do domínio imperialista do grande capital predador sobre os países periféricos explorados. Mas, se as empresas são honestas em países ricos, e corruptas em países pobres, parece claro que o problema está nos países pobres, e não nas empresas. E muito menos nos países ricos. Conhecemos as diferenças dos sistemas judiciários, das polícias e dos graus de impunidade entre os dois grupos de países. Para não falar da cultura, porque acarretaria uma longa discussão antropológica.

O "neoliberalismo", a "globalização" e o "capitalismo imperialista" sempre levam a culpa por nossa incompetência no estabelecimento do Estado de Direito. O "jeitinho brasileiro" é o nosso verdadeiro predador. E é canibal.

Nenhum comentário: