segunda-feira, dezembro 04, 2006

Rentistas safados

Está nos jornais que os "rentistas" deixam de realizar investimentos produtivos para especular no mercado financeiro. Será?

O termo "rentista", anglicismo de rent seeker, foi cunhado por Gordon Tullock, professor de Direito e Economia da Universidade George Mason e co-fundador da Teoria da Escolha Pública. Rent seeking é a busca por privilégios concedidos pelo Estado.

Se alguém está fazendo campanha política à espreita de um cargo de confiança, emprega parentes e amigos em instituições públicas e arruma esquemas para não pagar multas de trânsito, é um rentista. Ou se um empresário articula um lobby para proteger seu mercado através de uma "política industrial", e ainda faz doações em troca de favores: rentista safado.

Por outro lado, se você deixou de trocar de carro para comprar uns papéis da CVRD, emprestou mais um trocado para uma empresa de TI que abriu capital, e ainda ajudou o Tesouro Nacional a alongar a Dívida Pública comprando umas LTNs com vencimento em 2009, você não passa de um incurável e romântico nacionalista, sempre disposto a oferecer um pouco do seu suor para o desenvolvimento econômico de nossa grande e confusa nação.

Nenhum comentário: