quinta-feira, julho 17, 2008

A Culpa é do Fidel



Em um dado momento do filme, a jovem Anna faz uma pergunta para a qual seus pais não tinham resposta:

"- Como saber a diferença entre o espírito de grupo e o comportamento de ovelha?"

quinta-feira, julho 10, 2008

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera



Filme do coreano Kim Ki-duk, com música de Jeongseon Arirang. Outro filme impressionante, do mesmo diretor, é o Bin-jip. "Casa Vazia" no Brasil.

terça-feira, julho 01, 2008

Schumpeter: adieu volonté générale...

A partir da natureza humana na política que descreve, Schumpeter conclui que nos processos políticos a vontade do povo é, em grande parte, manufaturada. A volonté générale não é o motor do processo político, conforme preconizado pelo que ele classifica como “doutrina clássica da democracia”, mas o seu produto.

Em sua teoria, o papel do povo é produzir um corpo intermediário, o parlamento, que por sua vez produzirá o governo executivo. A democracia é um acordo institucional para a tomada de decisões políticas, um método de legitimar uma minoria governante, que se instala por meio da competição eleitoral.

Schumpeter destaca a importância do líder, capaz de transformar os desejos dos grupos em fatores políticos, e considera que o objetivo do partido político é chegar ao poder e nele se manter, sendo seus programas apenas os meios para tal. O economista argumenta que, como o fim do processo político reside no poder e na distribuição de cargos, a função social do governo é preenchida de forma incidental, assim como “a produção é incidental à realização de lucros”.