terça-feira, julho 01, 2008

Schumpeter: adieu volonté générale...

A partir da natureza humana na política que descreve, Schumpeter conclui que nos processos políticos a vontade do povo é, em grande parte, manufaturada. A volonté générale não é o motor do processo político, conforme preconizado pelo que ele classifica como “doutrina clássica da democracia”, mas o seu produto.

Em sua teoria, o papel do povo é produzir um corpo intermediário, o parlamento, que por sua vez produzirá o governo executivo. A democracia é um acordo institucional para a tomada de decisões políticas, um método de legitimar uma minoria governante, que se instala por meio da competição eleitoral.

Schumpeter destaca a importância do líder, capaz de transformar os desejos dos grupos em fatores políticos, e considera que o objetivo do partido político é chegar ao poder e nele se manter, sendo seus programas apenas os meios para tal. O economista argumenta que, como o fim do processo político reside no poder e na distribuição de cargos, a função social do governo é preenchida de forma incidental, assim como “a produção é incidental à realização de lucros”.

2 comentários:

Anônimo disse...

According to ν2 cigs revieω yοu сan convenіentlу chесk on net аbοut elесtгonic cіgarette branԁs.


Feel fгee tο surf to mу blog - v2 cigs coupon code

Anônimo disse...

The most typical sorts of electro-analgesia is
the Tens device. It is the get the job done of chiropractors to focus
on suitable joint movement and nerve circulation.

Here is my site ... flex Mini reviews