quarta-feira, fevereiro 07, 2007

A perspectiva ética – parte 2/3

Resumo do capítulo de introdução do livro "Vícios Privados, Benefícios Públicos?", Eduardo Giannetti da Fonseca.

No campo da economia normativa e da filosofia política, existem diversas estratégias alternativas de argumentação visando justificar racionalmente as noções de que uma dada sociedade: 1) não vive à altura de sua plena ou melhor capacidade (“hiato”); 2) é capaz de atingir por si mesma, mediante procedimentos logicamente consistentes e exeqüíveis, uma situação mais próxima do desejável (“receita”).

Alguns autores, como por exemplo os fisiocratas franceses e os neoliberais austríacos, atribuem basicamente a existência do hiato à disseminação e persistência de “erros intelectuais” que podem ser corrigidos mediante o debate e a persuasão. Outra vertente, diferente da primeira, acentua as “falhas sistêmicas” na base da organização econômica da sociedade e identifica receitas mais ou menos radicais para eliminá-las. Os marxistas, por exemplo, acreditavam que somente a abolição da propriedade privada dos meios de produção permitiria criar uma sociedade sem exploração. Os keynesianos, por sua vez, apontam para outro tipo de falha sistêmica na base da economia capitalista e propõem o uso da política fiscal e monetária para sustentar a demanda agregada e garantir o pleno emprego. Uma terceira estratégia, desenvolvida pelos adeptos da teoria da escolha pública, busca explicar o hiato como resultado do “conflito de interesses” no processo decisório democrático.

No caso dos “erros intelectuais” os descaminhos da sociedade moderna são atribuídos a preconceitos, falsas idéias, superstições e crenças promulgadas por intelectuais equivocados. As “falhas sistêmicas” e o “conflito de interesses” enfocam o sistema como um todo ou certas instituições impessoais, sem criticar a ética e a conduta individual. Embora essas estratégias adotem como premissa um intervalo remediável entre o que é e o que deve ser, nenhuma atribui a fatores de ordem moral a relevância devida no diagnóstico do hiato ou na receita adequada para sua redução.